segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jantarzinho do Gabriel

Risotto de Carne e Legumes

Acabei de preparar o jantarzinho do Gabriel. Ficou tão gostosinho e bonito que deu vontade de "roubar" um pouquinho!
Desde que começou com as papinhas, era eu mesma quem preparava, com ervas, especiarias e verduras fresquinhas. Agora deu no que deu: o moleque ficou exigente com comida...rsss
Esse risotinho pro baby foi feito em uns 40 minutos aproximadamente. É um pouquinho diferente porque não leva arroz arbóreo, fiz com o Risoni,  que é um macarrãozinho em formato de arroz. Uma delícia! Ah, tenho uma receita de canja com esse risoni que é fantástica, mas fica pra depois.
Hoje é a "jantinha" do Gabriel. 

Ingredientes:
- Macarrão tipo Risoni (eu usei o da Barilla)
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho picado
- 1 cenoura ralada
- 1 tomate
- +/- 120 gr de carne moída
- 1 folha de louro
- coentro (ou salsinha, pra quem não gosta)
- caldo de carne líquido Maggi (+/- 2c chá)
- sal e pimenta do reino a gosto
- água suficiente para cozinhar as verduras e o macarrão
- creme de leite (opcional)

Preparo:
Com um fio de óleo, doure a cebola e depois o alho. Coloque a carne e deixe fritar um pouco. Coloque um pouco de água para soltar o fundo e depois acrescente a cenoura, o tomate, os temperos e coloque mais água para cozinhar tudo (vá acrescentando mais se for necessário). Deixe cozinhando. Quando estiver quase pronto, coloque o Risoni. Eu calculo a quantidade meio que no "olhômetro", mas é mais ou menos duas mãos pra cada pessoa. É o mesmo cálculo para quando faço risoto normal, com arroz arbóreo. Quando colocar o risoni, você terá que acrescentar mais água para o macarrão cozinhar, mas vá colocando aos poucos, pra não virar uma sopa, né? E mexa também porque o fundo pode grudar. Quando estiver cozido e a água tiver "secado" e deixado o prato com a aparência de risoto, coloque o coentro (ou salsinha), desligue o fogo e acrescente umas duas colheres de sopa rasas de creme de leite. Misture e sirva. É um risoto mais rápido que o tradicional...pra quem tem pressa de comer!...

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ai, Alfredo...

Fettucine Alfredo

Ontem fiz esse fettucine aí, com uma receita "levemente modificada" da original (a original não acrescenta o caldo...)

Ingredientes:
- 250 g de fettuccine
- 200 g de manteiga (deixe em temperatura ambiente)
- 200 g de queijo parmesão ralado fino (pelamordedeus, compre um pedaço e rale...nem pensar em usar o de saquinho!!! aquilo é queijo???)
- Água para preparar a massa
(com dentes de alho inteiros, folhas de louro, sal a gosto 1
tablete de caldo de carne, frango ou legumes)


Preparo:

Cozinhe a massa nessa água "temperada".
Quando for escorrer, lembre-se de NÃO descartar o caldo, porque será utilizado no preparo do molho.
Numa panela (ou vasillha) espalhe a manteiga e um pouco do queijo ralado e misture a massa ainda bem quente. Vá acrescentando o restante do queijo e um pouco da água do cozimento da massa, só um pouquinho, viu!
Vá juntando e misturando e até virar um creme. O queijo misturado à manteiga vira um creme delicioso!...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Frango ao Curry Thai

Frango ao Curry Thai

Essa receita é bem fácil. Não parece, mas é!
Eu fiz pra dois, então de olho nas quantidades.

Ingredientes:
- 280gr de peito de frango em cubos
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 c. chá de gengibre picadinho
- 2 c. chá mel
- Golden Curry (verde) 1/2 quadradinho
- 1/2 pimentão vermelho
- 150ml de leite de côco
- 3 folhas de acelga
- coentro a gosto
- ervilhas
- temperos: sal, pimenta do reino, pimenta calabresa, louro, páprica doce.

Coloque na panela uma colher de manteiga com um fio de óleo (é pra não deixar a manteiga queimar). Frite a cebola  picadinha com alho. Junte o gengibre e o mel. Corte o peito de frango em cubos, tempere com sal e pimenta do reino (moída na hora né, por favor...) e jogue na panela também. Deixe cozinhar um pouco. Agora é a hora do saborzinho especial. Junte o curry. Não é o curry indiano, aquele em pó, amarelinho não. Esse vem numa caixa, parece uma fôrma de gelo, tipo cubinhos e é encontrado nos empórios da vida. Eu usei o Golden Curry verde que é o que mais gosto, apimentado no ponto. Mas tem o vemelho, o preto, o dourado...vai do gosto. Pra ele diluir, vá juntando água aos poucos. Mas é "aos poucos" pra não virar sopa. Coloque os pimentões, o leite de côco e deixe cozinhar (vai reduzir um pouco). Por fim, junte o coentro e a acelga. Misture tudo (não deixe a acelga cozinhar demais, ela é boa ainda crocante), decore com as ervilhas e sirva com arroz branco, arroz jasmim, purê de qualquer coisa...o que você quiser!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pequi

Julienne de Frango com Mousseline de Pequi e Azeite de Urucum

Adooooro pequi. E essa receita foi adaptada! A original é "Espuma de Batata com Pequi e Carpaccio de Frango", do Chef Claude Troisgros, mas eu fiz algumas alterações. Primeiro, porque eu não gosto de comida muito complicada de fazer, e depois, porque tento usar o que tenho à mão na minha cozinha sem ter que sair de mercado em mercado atrás de produtos específicos. Então, Claude que me perdoe, mas eu "facilitei" essa receita! Ficou assim ó (essa eu vou passar direitinho, com receita e tudo!):


Ingredientes:
Para a musseline de pequi:
300 ml de leite
200g de pequi em fatias
Para o purê de batatas:
½ quilo de batata
200 ml de leite
50g de manteiga
Sal a gosto
Para o peito de frango e a finalização:
2 peitos de frango (150g cada)
Azeite
Sal, pimenta e coentro picado a gosto
Amêndoas (a receita original pede Baru, que eu acho q deve ficar ótimo, mas eu não tinha em casa, então...)
4 colheres (sopa) de azeite de urucum (azeite com colorau)

Preparo:
Musseline de pequi: Ferva o leite com o pequi fatiado. Depois cozinhe em fogo baixo por 15 minutos e bata no liquidificador.
Batata: Faça um purê com a batata ainda quente. Ferva o leite e acrescentar aos poucos, 150 gramas de purê de batata e a manteiga. Junte o purê de pequi, tempere com sal e bata com o mixer. Reserve.Peito de frango: Fatie o peito em lâminas bem finas
e bata entre 2 folhas de plástico. Temperar com sal, pimenta e coentro picado. Regue com azeite e leve ao forno a 180° C, por 3 minutos.
Finalização: Disponha a mousseline de pequi no prato fundo e coloque a juliene de frango no centro. Cubra com as amêndoas. Regue com azeite de urucum e sirva em seguida.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O vinho de ontem

Vinho Odfjell Orzada Cabernet Franc 2003 (Chile)
(WS87)

Foi minha primeira vez com um Cabernet Franc, por isso tive também que pesquisar a respeito da uva. Segue abaixo uma breve descrição retirada do site Guiadovinho.


A Uva Cabernet Franc

10/09/2009 13:05
Casta originária da França, mais precisamente da região de Bordeaux. Esta casta foi levada para o Loire no século XVII pelo famoso Cardeal Richelieu, que a plantou na abadia de St. Nicolas de Bourgueil. Pouca gente sabe, mas a Cabernet Franc é a cabernet original. A famosa Cabernet Sauvignon surgiu depois, através de um clone entre a Cab. Franc e a Sauvignon Blanc.

Hoje em dia, a Cabernet Franc é vista como uma uva secundária que entra no corte bordalês e que se presta apenas para dar volume, cor e alguns aromas mais escuros e velhos. Isso é irreal e injusto. Ela não possui a potência e a agressividade da Cabernet Sauvignon, nem a elegância da Merlot, mas ela é deliciosamente redonda e suave com aromas defumados, terrosos e de frutas como framboesa e groselha preta.


Voltando ao Blog

Filé Mignon ao Molho de Goiabada Cascão e Pimenta Tabasco +
Penne com Shiitake, Legumes e Mini Mussarela de Búfala

Gente, tem tanto tempo que eu não escrevo no blog que estou até com vergonha! Mas prometo que vou colocar todas as receitas que eu fiz (é...porque eu fiz sim, toda semana, só não postei!). Vou colocar logo a dessa semana, depois vai o resto!Pra fazer o filé é simples. O molho é feito com goiabada cascão derretida. Coloque um pouco de água na panela junto com os pedaços da goiabada. Depois de derretida, é só temperar com pimenta Tabasco (da vermelha, tradicional) até o ponto que gostar. Eu gosto de mais apimentadinho, então coloquei um pouco mais. Mas é bom ir experimentando. Só não experimente demais senão não vai sobrar molho pra carne, falou? A carne, é só grelhar no ponto em que desejar e depois colocar o molho por cima.
Pro penne, cozinhe a massa conforme as instruções na embalagem (não preciso explicar como é que cozinha macarrão, né?). Uma dica legal, é nunca jogar óleo na panela com a massa cozinhando, porque o óleo simplesmente cria uma película que impede o molho de aderir à massa. Dica boa, essa! Continuando, fatie uma cebola inteira em rodelas, meio pimentão amarelo, um punhado de cogumelos shiitake, tomatinhos cereja inteiros, brócolis e amasse uns dois dentes de alho. Doure a cebola na manteiga, depois acrescente o alho, os cogumelos e o pimentão. Tempere com pimenta do reino, páprica doce, pimenta jamaica e um tabletinho de caldo de legumes (dilua em um pouco de água). Deixe os tomatinhos cozinhando com um pouquinho de água e temperos numa panela à parte. Quando estiver tudo bem cozido, junte os brócolis e os tomatinhos e as bolinhas de mussarela de búfala. Misture com o Penne com o molho e sirva logo em seguida.
Bom, a ordem que eu segui pra preparar tudo foi: fazer o molho da carne, fazser o molho da massa, cozinhar a massa e quando estiver quase pronto, grelhar o filé. Depois é só misturar a massa com o molho, jogar a goiabada no filé e comer!!!