quarta-feira, 29 de junho de 2011

Peixe com Banana

Filé de Badejo com Banana Caramelada e Purê de Mandioquinha

Peixe com banana foi "uó" pra definir o  meu "Badejo com Banana Caramelada e Purê de Mandioquinha"!

Ingredientes: (para 2 pessoas)
- 02 pedaços de filé de badejo
- 2 bananas prata
- 150gr de mandioquinha (batata salsa/baroa)
- 1 colher de sopa de Manteiga
- Creme de leite
- 1 colher de sopa de açúcar
- Sal e Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Descasque a mandioquinha e cozinhe em água fervente até que esteja bem macia, fácil para amassar e fazer o purê. Dica: amasse sempre enquanto a batata ou mandioca ou o que seja, esteja ainda bem quente. Fica mais fácil. Amassou? Tempere com sal, uma colher de manteiga e um pouco de creme de leite pra chegar na consistência de purê.
Tempere o peixe com sal e pimenta do reino e grelhe em azeite, mas não fique mexendo no coitado. Largue o peixe dourando (uns 3 minutos de cada lado, aproximadamente...já falei que não sou muito precisa com quantidades e tempo, né?), vire e pronto.
Derreta uma colher de sopa de manteiga e dissolva uma colher de sopa de açúcar. Corte as bananas ao meio, em sentido longitudinal e deixe-as dourando no açúcar. Quando estiver bem dourado, gostoso, cheiroso, brilhoso...ai, é bom demais, gente....tire da panela e monte o prato assim ó: purê de mandioquinha + 2 fatias da banana caramelada + badejo. Pode também finalizar (colocando por cima do peixe) com umas uvas passas puxadas rapidim no caldinho da banana.
Vai ter gente perguntando: mas e esse molhinho aí em volta do purê. Bom, esse molhinho...ESQUECE! Fiz com curry e leite de côco, mas foi totalmente dispensável. Esqueçam mesmo. Façam só o que eu postei que fica show!
O vinho para acompanhar foi o chileno Terranoble Chardonnay 2009.
Terranoble Chardonnay 2009

Salada de Fusilli com Peito de Peru defumado e Tomatinhos Cereja Confitados

Salada de Fusilli com Peito de Peru defumado e Tomatinhos Cereja Confitados

Saladinha light com "sustância" hehehe...

Ingredientes:
- Massa tipo fusilli (que é o nome chic pra macarrão parafuso)
- Peito de Peru defumado picado
- Tomatinhos cereja (usei do vermelho e do amarelinho)
- Queijo (qualquer um, eu usei um "trança")
- Ervilhas frescas
- Azeitonas verdes (sem caroço e fatiadas, claaaaaro! "Oi" que eu vou descaroçar azeitonas...)
- 01 cenoura pequena ralada
- Folhas de Manjericão
- Maionese light
- Mostarda
- Mel
- Aceto Balsâmico
- Temperos: sal, pimenta do reino do moinho, pimenta calabresa e um tiquinho de Fondor

Modo de Preparo:
Cozinhe a massa e reserve. Faça um molhinho com o mel e a mostarda. Olha gente, eu não sei bem a quantidade não, porque vai muito do gosto de cada um. Eu prefiro mais mostarda com um toquezinho do mel. Tem gente que prefere mais doce. O que eu fiz foi mais ou menos 1 colher de sopa de mel pra umas 3 de mostarda.
Agora, o confit de tomatinhos cereja. Outro nome chic, mas ridículo de simples. Coloque os tomatinhos cereja, já lavados, claro, num refratário, despeje um pouco de azeite, sal e um tiquim de açúcar. Coloque pra assar no forno a uns 180oC por uns 20 minutos. Fique vigiando os tomatinhos, quando eles começarem a querer "rachar" tire do forno e reserve.
Misture todos os ingredientes: massa, peito de peru, queijo, ervilhas, azeitonas, cenoura e manjericão (não coloque muito pra não ficar tudo só com gosto de manjericão). Coloque umas 2 colheres de sopa de maionese light, pra dar liga, junte o molhinho de mel e mostarda, o sal, a pimenta do reino, a pimenta calabresa e um pouquinho só de fondor. Só no final, coloque os tomatinhos cereja e misture com carinho...senão os tomates irão se desintegrar e vai ficar muito feio, depois vão falar que a minha salada é boa mas horrorosa! Pronto! Ah...sabe o que acompanha bem? Um suco natural de limão china batido com folhas de hortelã...