terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Terça-feira da semana do Natal

Badejo com Purê e Molho de Legumes ao Curry

Essa semana tô inspirada! Semana de Natal, já viu! Ontem rolou um risotinho, hoje rolou esse Badejo ao Curry. Só não rolou álcool porque hoje ainda é terça e eu sou uma pessoa consciente hehehe...
Bom, esse aí é fácil: Temperar o peixe com limão, sal, pimenta do reino branca e uma folhinhas de tomilho. Grelhar o badejo no azeite, passando um pouco na farinha de trigo antes.
O purê é o simplezinho mesmo, basicão.
Para o molho, eu piquei bem pequenininho cebola, alho, tomates e pimentão. Refoguei tudo no azeite e temperei com sal, pimenta do reino e curry. Dissolvi meio tabletinho de caldo de camarão também. Acrescentei um pouquinho de côco ralado, só pra dar um toquezinho chique e finalizei com creme de leite. Prontim!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Eu amo brigadeiro!

Brigadeiro Gourmet de Chocolate com Amêndoas

Eu amo, amo, amo brigadeiro! Perguntem às minhas melhores amigas. Esse aqui ficou uma coisa!
E muito fácil. É só fazer um brigadeiro mole com chocolate em pó 50% cacau (pelamorededeus nem vem com achocolatado!) e acrescente as amêndoas em lascas no finalzinho da preparação. Rende...30 minutos na esteira!...

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jantar do dia 24/11/2010

Filé Mignon ao Molho de Merlot e Risoto de Funghi Secchi

Molho: Marinar um pedaço de carne de 2a com sal, pimenta do reino, cenoura, cebola, alho, bouquet garni (louro, alecrim, tomilho) e vinho tinto (no caso, Merlot). Separar a carne da marinada e coar o caldo, reservando tudo. Selar a carne na manteiga, dourar os legumes adicionar o vinho (ambos da marinada) e 1 litro de caldo de carne. Deixar cozinhando por aproximadamente 3 a 4 horas. Coar. Reduzir o caldo por uns 10 minutos.
Risoto: Hidratar os funghi secchi em água fervente. Dourar cebola e alho no azeite. Acrescentar o arroz arbório. Jogar vinho branco e o caldo (pode ser de carne ou legumes, misturado à água do funghi). Ir acrescentando o caldo até o arroz ficar al dente. Colocar o funghi. Acrescentar um pouquinho de creme de leite fresco. Servir quente.
Filé Mignon: Temperar o filé com sal e pimenta do reino (moída na hora), grelhar no azeite até chegar ao ponto de sua preferência (o meu é ao ponto pra menos!). Decorar com poivre vert (pimenta verde) - opcional.


Vinho espanhol - Pata Negra Gran Reserva 2002



Na verdade, achei que não harmonizou muito bem com o meu filé. O molho encorpado e a pimenta verde sobressairam sobre o Pata Negra, que se mostrou muito correto, mas que ficou apagado nesta combinação.
Segundo o site da WineStore (onde sempre me atualizo sobre vinhos e harmonizações), as características deste vinho: "Apresenta uma nuance vermelha escura evoluindo especialmente nas bordas. Um vinho onde o tempero e sabor das frutas combinam-se com perfeição ao original do barril. Quanto ao aroma, é dominado principalmente pelas frutas vermelhas , tintas, baunilha e licorosa. Extremamente bem equilibrado e macio quanto ao paladar, Pata Negra Gran Reserva é o melhor representante dos vinhos de Valdepeñas."

Primeiro Dia

Nem sei bem como comecei a tomar gosto pela cozinha. Acho que foi olhando minha mãe cozinhar. Aí, depois de um tempo, fui morar sozinha em outro país e o tal do cozinhar virou questão de sobrevivência. Ou cozinhava ou vivia à base de fast-food (credo!). Não que eu não goste, ou não coma...(adoro um Mac hehe), mas é tão mais gostoso e saudável comprarmos os ingredientes frescos, jogar tudo na panela e, de repente, virar uma coisa tão gostosa que você se sente toda orgulhosa da comidinha boa que fez! E aí todo mundo elogia e você resolve que vai aprender mais e tentar melhorar. Hum...acho que peguei meu marido pelo estômago mesmo...Enfim, toda semana temos um dia (ou dois, ou três..depende da semana) que eu preparo alguma coisa bem gostosa e escolhemos um vinho que combine, ou harmonize (pros mais chiques) com os pratos. Agora eu resolvi relatar esses dias de muuuuita gula...sem culpa!