Filé Mignon ao Molho de Merlot e Risoto de Funghi Secchi
Molho: Marinar um pedaço de carne de 2a com sal, pimenta do reino, cenoura, cebola, alho, bouquet garni (louro, alecrim, tomilho) e vinho tinto (no caso, Merlot). Separar a carne da marinada e coar o caldo, reservando tudo. Selar a carne na manteiga, dourar os legumes adicionar o vinho (ambos da marinada) e 1 litro de caldo de carne. Deixar cozinhando por aproximadamente 3 a 4 horas. Coar. Reduzir o caldo por uns 10 minutos.
Risoto: Hidratar os funghi secchi em água fervente. Dourar cebola e alho no azeite. Acrescentar o arroz arbório. Jogar vinho branco e o caldo (pode ser de carne ou legumes, misturado à água do funghi). Ir acrescentando o caldo até o arroz ficar al dente. Colocar o funghi. Acrescentar um pouquinho de creme de leite fresco. Servir quente.
Filé Mignon: Temperar o filé com sal e pimenta do reino (moída na hora), grelhar no azeite até chegar ao ponto de sua preferência (o meu é ao ponto pra menos!). Decorar com poivre vert (pimenta verde) - opcional.
Vinho espanhol - Pata Negra Gran Reserva 2002
Na verdade, achei que não harmonizou muito bem com o meu filé. O molho encorpado e a pimenta verde sobressairam sobre o Pata Negra, que se mostrou muito correto, mas que ficou apagado nesta combinação.
Segundo o site da WineStore (onde sempre me atualizo sobre vinhos e harmonizações), as características deste vinho: "Apresenta uma nuance vermelha escura evoluindo especialmente nas bordas. Um vinho onde o tempero e sabor das frutas combinam-se com perfeição ao original do barril. Quanto ao aroma, é dominado principalmente pelas frutas vermelhas , tintas, baunilha e licorosa. Extremamente bem equilibrado e macio quanto ao paladar, Pata Negra Gran Reserva é o melhor representante dos vinhos de Valdepeñas."