Um monte de gente me perguntou o que eu faria em Lima, no Peru, já que eu não ia correr a maratona nem ir a Macchu Picchu.
Resposta rápida: Comer!!!
O que pouca gente sabe é que a culinária peruana, além de ser riquíssima, está no seu auge. A renomada publicação britânica "Restaurant" classificou em 2013 dois restaurantes peruanos em seu Top 50: "Astrid y Gastón", do conhecido chef Gastón Acurio em 14º e o "Central", do jovem chef Virgilio Martinez. (a lista completa dos melhores restaurantes você pode conferir aqui no site da revista).
Até então nunca tinha ouvido falar no Central Restaurante. Mas como adoro pesquisar antes de viajar, descobri que era "o" restaurante do momento de Lima. Não poderia deixar de ir! Mas para conseguir uma reserva no fim de semana que estaria na cidade foi um parto. Mas deu certo! Claro que tinha que provar o Menu Degustação (que tem o nome de Biodiversidad X), composto de 10 pratos com ingredientes característicos de regiões diversas do Peru, perfeitamente harmonizado com vinhos especialmente selecionados para cada prato. Foi, sem dúvidas, um das melhores experiências gastronômicas que já tive! O serviço foi perfeito, muito atencioso, inclusive o próprio Virgílio nos deu uma apresentação geral da degustação. Amei! Indico a todos que estiverem em Lima! Abaixo as fotos.
O Astrid y Gastón eu já conhecia, pois já estive no de Santiago, Chile. Em Lima, estava tudo gostoso, mas nada me surpreendeu. Esperava mais, pois o de Santiago havia sido maravilhoso! Cheguei lá com uma super expectativa, mas não sei se não foi um bom dia no restaurante, ou se foi porque havia ido no Central um dia antes. Enfim...ainda quero ir novamente para tirar a má impressão, pois não me conformo em não ter achado maravilhoso! Seguem as fotos do menu degustação.