Um monte de gente me perguntou o que eu faria em Lima, no Peru, já que eu não ia correr a maratona nem ir a Macchu Picchu.
Resposta rápida: Comer!!!
O que pouca gente sabe é que a culinária peruana, além de ser riquíssima, está no seu auge. A renomada publicação britânica "Restaurant" classificou em 2013 dois restaurantes peruanos em seu Top 50: "Astrid y Gastón", do conhecido chef Gastón Acurio em 14º e o "Central", do jovem chef Virgilio Martinez. (a lista completa dos melhores restaurantes você pode conferir aqui no site da revista).
Até então nunca tinha ouvido falar no Central Restaurante. Mas como adoro pesquisar antes de viajar, descobri que era "o" restaurante do momento de Lima. Não poderia deixar de ir! Mas para conseguir uma reserva no fim de semana que estaria na cidade foi um parto. Mas deu certo! Claro que tinha que provar o Menu Degustação (que tem o nome de Biodiversidad X), composto de 10 pratos com ingredientes característicos de regiões diversas do Peru, perfeitamente harmonizado com vinhos especialmente selecionados para cada prato. Foi, sem dúvidas, um das melhores experiências gastronômicas que já tive! O serviço foi perfeito, muito atencioso, inclusive o próprio Virgílio nos deu uma apresentação geral da degustação. Amei! Indico a todos que estiverem em Lima! Abaixo as fotos.
O Astrid y Gastón eu já conhecia, pois já estive no de Santiago, Chile. Em Lima, estava tudo gostoso, mas nada me surpreendeu. Esperava mais, pois o de Santiago havia sido maravilhoso! Cheguei lá com uma super expectativa, mas não sei se não foi um bom dia no restaurante, ou se foi porque havia ido no Central um dia antes. Enfim...ainda quero ir novamente para tirar a má impressão, pois não me conformo em não ter achado maravilhoso! Seguem as fotos do menu degustação.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
terça-feira, 23 de julho de 2013
Estilo Bistrô
Tartare de Boeuf
Prato que é unanimidade nos bistrôs parisienses: Tartare de Boeuf ou Steak Tartar, como é mais conhecido por aqui.
A minha receita é bem fácil. Enjoada mesmo é só a parte de picar o filé mignon...mas o resultado final faz a canseira valer a pena! Como sempre digo, as quantidades dos temperos que eu não especifico vão mais ou menos de acordo com o gosto de cada um. O negócio é ir experimentando!
Ingredientes (para 02 pessoas):
- 500gr de filé mignon limpo e fresco
- Alcaparras picadas (1 colher de sopa aproximadamente)
- Pepino em conserva picado (1 colher de sopa aproximadamente)
- 1/2 cebola roxa picada
- Cebolinha verde
- 01 ovo
- 02 colher de sopa de Mostarda de Dijon (TEM que ser Dijon, a amarelinha do hot dog não serve não, hein!)
- 1/2 colher de sobremesa de Catchup (esse pode ser do hot dog!)
- 01 colher de sopa de Molho Inglês (ou a gosto)
- Pimenta Tabasco
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino (moída na hora)
Modo de Preparo:
Picar o filé mignon bem pequenininho. Eu faço o seguinte: pego um pedaço do filé, corto tiras finas no sentido das fibras e depois vou cortando como que pequenos cubinhos no sentido contrário. Usando uma boa faca é bem rápido e eficiente. Faça isso e guarde na geladeira.
Misture em uma vasilha os ingredientes "molhados": o ovo (e dê uma batidinha com o fouet - aquele batedor de arame), a mostarda, o catchup, o molho inglês, a tabasco, o azeite e tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Misture tudo e depois acrescente as alcaparras, o pepino, a cebola roxa, a cebolinha verde e por fim junte isso tudo à carne picada. Misture bem. Prove o tempero. No meu caso, eu sempre corrijo alguma coisa: ou falta um pouquinho mais de mostarda, ou sal, ou pimenta tabasco...o negócio é chegar no seu gosto!
O acompanhamento tradicional pede batatas fritas. Como eu tenho um pouquinho de consciência, não frito as minhas, que compro congeladas, coloco tudo no forno e asso! Ficam deliciosas, crocantes e um pouco menos calóricas!
Caso não queiram as batatas, podemoa servir nosso Steak Tartar com umas torradinhas, também fica ótimo.
Para acompanhar, sugiro um bom vinho branco ou então um tinto leve, tipo um Beaujolais, de boa procedência, s'il vous plaît!
Assinar:
Postagens (Atom)